Páginas

4/01/2007

DEMOCRACIA

Democracia

TEXTO CEDIDO GENTILMENTE PELO PROFESSOR HAMILTON WERNECK DE SEU LIVRO OUSADIA DE PENSAR.

Num estado democrático, a pessoa pode pensar como quiser, só não pode impor suas idéias aos seus cidadãos (SVF – Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo – livro do autor).
Governar democraticamente, é conhecer os limites do poder e distribuí-lo, compartilhando-o como os assessores. Quem distribui o poder ganha mais poder.
A democracia geradora de trabalho não faz mal a ninguém, mas a democracia criadora de facilidades e de malandragens é uma proposta anti-social existente na cabeça daqueles em que a responsabilidade não faz ninho e o trabalho nem sequer verão.
Liderar é difícil, mais fácil é comandar. No entanto, a democracia supõe 10% de comando e 90% de liderança.
O escritor Alceu Amoroso Lima dizia que é preferível a pior democracia à melhor ditadura.
Libertas quae sera tamem respexit inertem... A liberdade ainda que tardia despertou até o vagabundo... (Publius Virgiius Maro).
Se uma nação desejar repousar sobre um estado de direito, deverá orientar a educação para a formação dos educandos em relações a esse estado. Não seria possível esperar uma resposta futura favorável à democracia e ao estado de direito se as escolas formam na clara direção e aceitação do estado de arbítrio. (EDAM)
Uma escola onde a direção se julga iluminada e em que o fator comunidade não tenha voz e vez é uma escola onde se educa para o acatamento do estado de arbítrio. Mesmo que esta escola funcione bem, mesmo que seus resultados acadêmicos sejam compensadores, mesmo que seus alunos não aceitem este estado de não-participação como algo o mais natural possível. (EDAM)
Na prática das escolas, os alunos precisam viver eleições de representantes, reuniões com a direção da escola, suas coordenações e seus professores, porque não são os professores os únicos que sabem, eles podem errar tanto os alunos e a direção (EDAM)
Não é de se estranhar que grande parte das repúblicas democráticas e recém-independentes caiu nas ditaduras. Isso porque as escolas preparam mais para aceitação de uma ditadura de que um regime democrático. (EDAM)
WERNECK, Hamilton. Ousadia de pensar. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 43-45.

3 comentários:

Unknown disse...

A democracia é essencia em nossa sociedade, e se trantando de educação é ela tem um significado ainda maior em nosso meio.

Valeu Professor

Anônimo disse...

Professor Robério são pessoas como você que constrói um sociedade justa, crítica e atuante.

Marcos, São Paulo

Anônimo disse...

Professor Robério são pessoas como você que constrói um sociedade justa, crítica e atuante.

Marcos, São Paulo