DOS DIFERENTES EFEITOS DA EDUCAÇÃO ENTRE OS ANTIGOS E NÓS
A maioria dos povos antigos vivia em governos que adotavam a virtude como princípio; e quanto esta existia neles em toda a sua pujança, faziam-se coisas que hoje não mais precisamos e que enchem de assombro nossas pequenas almas.
Sua educação apresentava outra vantagem sobre a nossa: nunca era desmentida. Epaminondas, no último ano de sua via, dizia, escutava, via e fazia as mesmas coisas que fazia em que começara a ser instruído.
Hoje, recebemos três educações diferentes ou contrárias: a de nossos pais, a de nossas mães e a do mundo. O que nos é dito na última faz com que desmoronem todas as idéias das primeiras. Isso decorre, em parte, do contraste que existe entre as obrigações da religião e as da sociedade, coisa que os antigos não reconhecem.
MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. Coleção obra-prima de cada autor. Tradução Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2005. p 48.
“Não é a nova geração que degenera: esta não se perde senão quando os homens maduros já estão corrompidos” Montesquieu.
Um comentário:
Existe uma diferença enorme entre os efeitos da educação dos antigos e nós, principalmente, hoje o homem está mais liberto e isso faz do cidadão um indíviduo capaz de se manifestar individualmente, sem a pressão maléfica da Antiga Igreja, das Didaturas e o despotismo.
Valeu grande professor, continue assim.
Postar um comentário