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11/26/2008

A Educação no Novo Milênio

A Educação no Novo Milênio



Poucos temas serão tão importantes para a humanidade como o da Educação, já que dos meios que a ela se dedicam e do sentido que se lhe dê, depende, em grande parte, o futuro do homem e do mundo. Da educação dependem, em grande parte, a possibilidade de uma sociedade mais avançada, justa, democrática e humana, um mundo mais útil e racional, relações de produção baseadas no desenvolvimento do homem e na conservação do meio ambiente. Dela dependem, por fim, o desenvolvimento da riqueza, tanto espiritual como econômica . Ela constitu , se bem compreendida, a pedra angular do novo milênio.

A ação educativa desta nova era pressupõe uma nova concepção do homem e visa, em última instância, o desenvolvimento total da pessoa e a obtenção autêntica da liberdade. Porque pensamos tanto na utópica liberdade? - Ela é a motriz da alma humana! - Foi com esta motivação que o homem desenvolveu seus processos educativos ... Numa época em que a Ciência e a Tecnologia avançam aceleradamente, é necessário que o homem aprenda a rever os seus conhecimentos; Sua ferramenta mais poderosa é o processo educativo. A educação é a disposição para aprender a ser. É a mais importante fórmula que a humanidade dispõe para aperfeiçoar-se, compreender-se e autodisciplinar-se.


Emanuel kant disse-nos: " Os homens projetos de educação deveriam ter sempre presente no seu ânimo o seguinte princípio da pedagogia: Não se deve educar crianças em função do atual estado da espécie humana, mas tendo presente o seu futuro; isto é, adaptando-se à idéia de humanidade e do sentido último desta. " Este princípio transformou a educação de tal forma, que em nossos dias já colhemos seus frutos. Esta nova realidade educacional tem como base o conhecimento da psicologia humana, o estudo objetivo de cada individualidade, assim como pressupõe o respeito a personalidade do ser , dando-lhe meios para desenvolver suas aptidões e, por fim, busca semear no indivíduo o respeito a natureza, ao meio e a vida; preservando e cultivando o sentimento de unidade com o Logos.


Dentro desta ótica é que se desenvolve a AÇÃO e a REFLEXÃO. Entendamos o relato de Carlos (estudante de 12 anos) durante uma aula de Educação Ambiental ministrada pelo Instituto Terra Brasil:



"Nosso planeta está doente..
Agente só destrói ! "


Eis a REFLEXÃO !


" Vamos catar nosso lixo. Vamos limpar a trilha, tirar essas latas
do caminho e limpar o topo da Pedra Bonita."


E a AÇÃO !


Este é um dos frutos da nova educação: A Educação Ambiental. Ela possui características altamente positivas pois dentre outras coisas, promove o QUESTIONAMENTO.


Podemos entender que a "Educação Ambiental se propõe a trabalhar como um processo participativo, em que os sujeitos e a coletividade constróem valores, adquirem conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conquista e manutenção do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado." (publicação do IBAMA(***) 1998; Publicação para professores sob o título: Educação Ambiental no Parque Nacional da Tijuca).


Dentre os objetivos da Educação Ambiental estão: 1-Propiciar uma percepção integrada do meio ambiente, resultante da interação dos aspectos biológicos, sociais, econômicos e culturais ; 2 -Favorecer a aquisição de conhecimentos, valores, comportamentos e habilidades práticas, a partir da reorientação e articulação das diversas disciplinas e experiências educativas, para a participação responsável e eficaz na prevenção e solução dos problemas ambientais e da gestão da qualidade do meio ambiente; 3 - Facilitar a compreensão das interdependências econômicas, políticas e ecológicas do mundo atual, fortalecendo a idéia de cooperação solidária entre os países para o bem comum no planeta. (Texto da mesma trabalho supracitado).


O Instituto Terra Brasil abraça esta filosofia educacional e vem desenvolvendo trabalhos na área de Educação Ambiental desde 1989. Cremos pois, que a Educação Ambiental no seio de nossa sociedade neste novo milênio representará uma nova semente de esperança na sustentação da vida em nosso planeta, obrigando-nos a desejar coisas radicalmente novas, como o respeito a vida e essa tal Liberdade.


Mauro Marques Girão e Eduardo Lage Santos
Postado por professor Robério às 15:31:00

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