Páginas

2/18/2010

A CRUEL INTERPRETAÇÃO DO COMPORTAMENTO

Interpretar é, certamente, das artes e mais difícil. Das iniciativas, a mais arrojada. Dos desejos, o mais explosivo. Das buscas, a mais escorregadia. Entretanto, muito pouco do que se faz na vida se faz sem a ajuda (ou desajuda) da interpretação.
Nenhum educador tem que ser implacável quando se propõe a ensinar ao que não sabe ou corrigir ao que aprendeu de forma distorcida. Desaprender é mais difícil do que aprender um novo comportamento. É mais doloroso desarraigar o que se incorporou de maneira inadequada do que construir o caminho novo do aprender, e a aprendizagem é um novo aprender em que educador e educando se unem para efetuar uma transformação mútua em busca de algo maior.
Uns são frágeis, porque estão no começo; outros são insensíveis, por que começaram mal. Uns e outros muito pouco conquistarão se não forem alcançados pela ternura pedagógica que implica um ato de amor. (texto extraído do livro A coragem de conviver de Luiz Schettini Filho).

Nenhum comentário: